sábado, 28 de julho de 2007

Cupim ao Molho Madeira



Essa receita é fantástica e surpreendente! Muitas pessoas só conhecem o cupim na forma de churrasco, o que por sinal, é uma delícia. Pois bem, um dia meu marido resolveu comprar cupim para assar na churrasqueira, e como eu nunca havia feito, nem imaginei os cuidados que precisava tomar no preparo do cupim... conclusão: ficou dura e seca. Não contente, precisava encontrar uma forma de preparar o restante da peça de cupim (havíamos comprado 1 peça inteira!). Pesquisei na internet, mas a maioria das receitas não me agradava... foi então que resolvi exercitar meu lado criativo e me aventurar numa nova receita.
O diferencial dessa receita é o vinho. Como tinha um rosé em casa, arrisquei... e petisquei!!! Ficou ótimo! Tanto no tempero da carne como no molho madeira (que nesse caso, poderia se chamar molho madeira rosé). Um prato irresistível e inesquecível!


Lista de compras

Para a carne
1/2 peça de cupim (aproximadamente 1/2Kg - cortados em bifes grossos como para churrasco)
1 c sopa de sal grosso
1 c sopa de pasta de alho
1/2 copo de vinho tinto
salsinha desidratada
2 c sopa de molho de tomate
2 c sopa de azeite
1 cebola média cortada em rodelas

Para o molho
2 c sopa de margarina
2 c sopa de farinha de trigo
2 copos de água fervente
1/2 copo de vinho tinto (ou vinho Madeira)
caldo de carne (nessa receita, pode aproveitar o caldo do cozimento do cupim)
champignon (opcional)

Fazendo a Marinada
Prepare a marinada com o vinho, o sal grosso, o alho e a salsinha. Faça furos na carne e coloque-a num recipiente, acrescentando a marinada. Deixe tomar gosto por 2h.

Cozinhando a carne
Tire a carne da marinada e passe para a panela de pressão, acrescentando o molho de tomate e água suficiente para cobrir a carne. Tampe a panela e deixe na pressão por 30 minutos. Tire da pressão e verifique o sal. A carne deve estar molinha, faça o teste cortando um pedaço. Reserve o molho do cozimento.

Ao forno
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa travessa forrada com papel alumínio, coloque azeite suficiente para cobrir o fundo. Arrume os bifes na travessa e por cima espalhe uma concha do molho do cozimento. Reserve o restante. Acrescente as rodelas de cebola e leve ao forno baixo por 30 min.

Preparando seu Molho Madeira
Enquanto o cupim está no forno, aproveite para fazer o molho. Derreta a margarina em fogo baixo e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem até ficar dourada*, tomando cuidado para não empelotar. Adicione o champignon (opcional), o caldo de carne e a água (aos poucos), mexendo sempre. Por último, o vinho. Acerte o sal. Sirva quente sobre o cupim ou à parte.

Sugestão de acompanhamento:
Sirva com arroz branco e salada. Bom apetite!

* Dica: se a farinha empelotar, é só passar seu molho pela peneira e depois voltar ao fogo.

3 comentários:

Eliane Fortes disse...

Deinha, essa parece divina!! Parabéns, seu blog está uma delícia!! Beijos

JOAO CRESCENCIO disse...

NA MAIORIA DAS CARNES VERMELHAS É UTILIZADO VINHO TINTO, COMO PODEMOS FLAMBAR COM WHISKY OU CONHAQUE CARNES COMO, FILÉ MINGHON, CONTRA-FILÉ, MAMINHA ETC.

Anônimo disse...

Oba!!!=D Era uma receita assim que eu procurava!!!
vou fazer nesse Natal!!Obrigada pela dica!!!!